; Agenda Marília Agendamarilia.com

Museu de Paleontológia

Dedica-se a exposições e pesquisas fosseis provenientes de escavações em sítios paleontológicos localizados na região de Marília. Além de possuir diversos fósseis de dinossauros, o acervo conta com o Mariliasuchus amarali, um crocodilo que viveu na região de Marília há 70 milhões de anos.

Museu de Pedagógico Hélio Scarabôtollo

O museu foi criado oficialmente no ano de 1959, com a finalidade de constituir o patrimônio histórico e cultural do município. Em 1972, houve alteração do nome e objetivos e passou a chamar-se Museu Histórico e Pedagógico Municipal e destinou-se também ao culto do espisódio da Inconfidência Mineira, notadamente de Tomaz Antônio Gonzaga e o poema Marília de Dirceu, que inspirou o nome da cidade. Em 1996, passou a chamar-se Museu Histórico e Pedagógico Embaixador Hélio Antônio Scarabôtollo e, no ano de 1976, foi celebrado convênio com a Unesp para abrigar o museu, o que ocorreu somente em 2000. Doações de famílias de pioneiros, da família do patrono do museu, peças que representam os usos e costumes dos primeiros habitantes, inclusive os naturais, índios coroados. Grande parte do acervo foi recebido em regime de comodato, oriundo da Unesp, através do termo de convênio C4L717. Com as campanhas de doação na mídia, foram adquiridas várias peças de famílias. O acervo é composto por arte sacra, indumentária, numismática, mobiliário, maquinário, acervo do patrono, utensílios domésticos, escolares, hospitalares, etc.

Teatro municipal Waldir Silveira de Mello

Possui 470 assentos e a infraestrutura completa, com o que à de melhor em iluminação, som, itens de segurança, acessibilidade e boca de cena (palco).

Teatro Sagrado Coração

Teatro Sesi

Cinépolis

Cine Esmeralda

Cine Cultura

Em outubro de 2008, após passar por uma revitalização, a Sala de Projeção da Secretaria M. da Cultura e Turismo, com o objetivo de ampliar sua programação e atingir maior número de expectadores das diversas faixas etárias, lança o projeto Cine Cultura, com a criação da sessão “Melhor Idade ama Clássicos”, (todas as quartas-feiras, às 14h), uma parceria entre a Sala de Projeção e a Videolocadora 100% Vídeo "Amiga da Cultura". Com grande receptividade do público, foi criada também 2 sessões à noite: "Terça Nostálgica" (todas as terças, às 20h), com filmes nacionais e internacionais, consagrados da coleção do cinéfilo mariliense Sr. Ilmo Ricci - “Amigo da Cultura”. (um dos fundadores do Clube de Cinema de Marília), que fizeram sucesso desde a década de 30 até a década de 60. Na sessão "Interquinta" (todas as quintas, às 20h), o público pode escolher o filme que irá assistir, dentre os sugeridos pela Sala, com gêneros variados, e ênfase nos filmes mais recentes.